domingo, 5 de março de 2017

NOTICIAS DO DIA!

São as noticias que marcaram o dia, para quem não teve tempo de verificar tudo durante o dia!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhT6ng1Hrj_8Vs_k6veYCl2IOO93PON_jqAWxmref2DRhQklbhNRfalLeG4-bXRfTtP15upxqUw7hVm88vga1hQegfgWn0gZQeIJvgTQqFGaY6cjrKnyhfmnCJk0li447s_nqqI_jGxuIs/s1600/
NOTICIAS

1- O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedirá nos próximos dias ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de inquérito para investigar pelo menos dois ministros do governo de Michel Temer, além de senadores do PMDB e do PSDB, todos citados nas delações premiadas da Odebrecht.
Janot vai requerer, ainda, o desmembramento para instâncias inferiores de casos envolvendo dezenas de políticos sem foro no Supremo, mas que foram mencionados nos depoimentos. Entre eles, estão os petistas e ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, além dos ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci, o marqueteiro João Santana, governadores, ex-governadores e ex-parlamentares. Da equipe de Temer, segundo a Folha apurou, já estão na lista da Procuradoria-Geral da República (PGR) os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência). Outros ministros podem aparecer. Por exemplo, Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia e Comunicações) –a Procuradoria, por enquanto, estuda esse caso.
Da bancada do PMDB no Congresso, a PGR quer investigar o presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE), o líder do partido e ex-presidente, Renan Calheiros (AL), e os senadores Edison Lobão (MA) e Romero Jucá (RR). Integram também a lista da procuradoria os tucanos José Serra (SP) e Aécio Neves (MG). Segundo informa o Jornalista da Folha de São Paulo em Brasília, Leandro Colon.

2- Segundo a Jornalista do G1, Adréia Sadi, o Ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) avisou à sua equipe que vai prorrogar seu  afastamento do governo. Oficialmente, sua licença médica termina nesta segunda-feira (6).
Segundo assessores, no entanto, o ministro deve apresentar um novo atestado médico - mas não se sabe por quanto tempo. Portanto, ainda não há previsão do seu retorno à Casa Civil.
Para interlocutores de Michel Temer, Padilha ficará fora "pelo menos por mais uma semana".
Mas se a situação de Padilha na Lava Jato se complicar, assessores do governo apostam que sua volta ficará inviabilizada.

3- O quadro de corrupção no segmento de construção pesada do Brasil, revelado e combatido pela Operação Lava Jato, poderá transferir o mercado nacional de grandes obras de infraestrutura para empresas estrangeiras.
Investigadas na Justiça e pressionadas financeiramente por causa de sanções administrativas e criminais, as grandes empreiteiras nacionais de construção, como Odebrecht, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e Camargo Corrêa, deixam um vazio no mercado. Empresas chinesas de construção já assumiram obras e serviços, principalmente no segmento de energia, e começaram aquisições de companhias nacionais.
O combate ao método que incorporou sistemicamente propinas a políticos e caixa dois, sendo agora desvendado pela Lava Jato, investigação com foco em contratos de obras e serviços da Petrobras e desdobramentos para outras estatais, já mostra consequências no segmento de construção pesada.

4- Proposta do Ministério do Turismo de acabar com a exigência de vistos para a entrada de turistas de quatro países no Brasil colocou a pasta em oposição ao Ministério das Relações Exteriores.
Com o objetivo de estimular o turismo e investimentos estrangeiros no país, a medida prevê dispensar da exigência de visto durante dois anos os visitantes de Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália.
Atualmente, os cidadãos desses países precisam obter visto em um consulado brasileiro. Em geral, o processo de emissão inclui o preenchimento de um formulário online, o pagamento de uma taxa, uma entrevista no consulado e a espera pela liberação do documento. A permissão costuma ser válida por dez anos e custa entre US$ 80 e US$ 160.
Os ministérios têm opiniões diferentes quanto sobre a proposta e sobre os resultados. Para o Ministério do Turismo, o custo e o processo de obtenção do visto são obstáculos às viagens ao Brasil. Para o Itamaraty a adoção da medida exige reciprocidade: os quatro países teriam de oferecer o mesmo benefício aos brasileiros. Segundo informa Luciana Amaral do G1 de Brasília.

5- Sindicato dos Motoristas de Transporte Privado Individual de Passageiros por Aplicativos do Estado de Pernambuco (Simptrapli-PE ) cobra mais segurança para os trabalhadores do Uber. Os profissionais se reuniram, neste domingo (5), no Cemitério Memorial Guararapes, em Jaboatão, no Grande Recife, onde ocorreu o sepultamento do condutor de 32 anos. Ele foi executado com vários tiros, no sábado (4), na frente da estação do metrô do bairro da Mangueira, na Zona Oeste do Recife.
O motorista de Uber morreu por ter transportado, sem saber, um ex-presidiário, que ficou ferido. O homem, que estava no banco traseiro do carro de Rodrigo, tinha deixado a cadeia em fevereiro deste ano. Baleado no tórax e no pé, ele encontra-se no Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central do Recife.
A morte de motorista chocou familiares, amigos e colegas de Uber. Por isso, o sindicato fez uma convocação para todos irem ao cemitério para realizar a mobilização. “Convocamos a categoria para reforçar esse movimento. Passamos por um problema sério de segurança pública e devemos nos unir”, afirmou, por telefone, neste domingo, o presidente do sindicato, Everaldo Pereira.
Ele afirmou que os motoristas estão preocupados com a vulnerabilidade de quem transporta passageiros. Segundo o G1 de Pernambuco.

6- O homem que comandou a Direção de Inteligência Nacional (DNI) dos Estados Unidos durante o mandato do ex-presidente Barack Obama, James Clapper, negou neste domingo que as conversas do agora chefe de Estado Donald Trump tenham sido gravadas durante a campanha eleitoral do ano passado.

7- foliões se divertem, mas deixam um rastro de sujeira nas ruas. Durante todo o carnaval, a Comlurb, empresa de limpeza urbana do Rio, retirou 785 toneladas de lixo das áreas de folia da cidade. O balanço foi divulgado neste domingo (5).
No Sambódromo foram recolhidas 160 toneladas, destes 20% eram de material reciclável e foram entregues às cooperativas cadastradas na Companhia. Nos blocos e festas de rua foram contabilizadas 624.68 toneladas removidas. Os maiores "sujões" foram o Cordão do Bola Preta (Centro), com 28,7 t; Sargento Pimenta (Aterro do Flamengo), com 19,4 t; Bangalafumenga (Aterro do Flamengo), com 18,3 t; Monobloco, 18,3 t; Bloco da Favorita (Copacabana), com 15 t; Bloco das Poderosas (Centro), com 12,3 t; Bloco da Gold/Giro do Arar (Barra da Tijuca), com 10,2 t; e Orquestra Voadora (Aterro do Flamengo), com 8,27 t (veja mais números no fim da reportagem).
O sistema de limpeza contou com até 1,1 mil garis por dia; 5 mil contêineres, 90 sopradores, 20 vaporizadores, além de 50 veículos entre caminhões compactadores, caminhões-pipas, kombis lava a jato, caminhões basculantes, mini varredeiras, varredeiras mecânicas e mini basculantes.

8- Duas marcas adormecidas roubaram a cena: Blackberry e Nokia. Agora sob a batuta da TCL, chinesa que também detém as marcas Alcatel e Palm, a Blackberry volta com o KeyOne, um smartphone com sistema operacional Android com teclado físico, que deve chegar ao Brasil nos próximos meses, mas ainda sem preço definido.
O aparelho deve chegar ao País com foco no mercado corporativo, que a Blackberry perdeu nos últimos anos depois do avanço do iPhone e dos smartphones com Android. A empresa tenta se diferenciar com o teclado e o aplicativo de mensagens Blackberry Messenger, que fez grande sucesso muito antes de o WhatsApp surgir.
O desafio é dos maiores na indústria de smartphones, já que a Blackberry hoje tem participação próxima a zero no mercado – só 200 mil aparelhos da marca foram vendidos em 2016, de acordo com dados divulgados em fevereiro pela Gartner.
Já a Nokia, que hoje é uma marca da também finlandesa HMD Global, decidiu lançar no MWC não só sua linha de smartphones com sistema operacional Android, mas também relançar o icônico 3310. Com o tradicional toque da marca reformulado e uma nova versão do “jogo da cobrinha”, o 3310 é um celular básico que não tem tela sensível ao toque e só funciona em redes 2G, mas tem uma bateria que promete 22 horas de duração ou até um mês no modo de espera. Segundo informa o Estadão.

9- Agentes penitenciários da penitenciária de Cerqueira César (SP) afirmam que a unidade está com o número de presos superior à capacidade e que, devido à superlotação, o local apresenta riscos à segurança dos agentes e dos próprios detentos.
De acordo com a Secretária da Administração Penitenciária (SAP), a unidade foi inaugurada em 2013 e tem capacidade para abrigar 847 presos. Porém, segundo o órgão, atualmente há mais de 1.800 detentos no local. Em 2015, o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindcop) chegou a entrar com uma ação cível pedindo que os presos excedentes fossem transferidos. Na época, a penitenciária estava com 1.492 .
Sendo apenas 25 funcionários por turno que lidam diretamente com presos. Ou seja, cada um é responsável por cuidar de 72 detentos. A proporção ideal para a ONU e o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária é que cada trabalhador acompanhe, no máximo, cinco detentos. Segundo informa o G1.

10- Os chineses aguardam a aprovação da lei que libera a venda de terras a estrangeiros para entrar com tudo no país. Os investimentos podem ocorrer “em larga escala”, segundo Arthur Kroeber, da Dragonomics, uma consultoria especializada na China. Segundo informa o Antagonista.

11- Marco Antônio Cabral, caçula de Sérgio Cabral, foi expulso duas vezes de um camarote da Sapucaí neste Carnaval. Deputado federal, tentou entrar sem a pulseira que dava acesso à área. E queria colocar dois amigos na balada.
Expulso pela segurança, deu a famosa carteirada: “Você sabe quem eu sou?”
Segundo o Radar, da Veja, uma recepcionista respondeu: “Sei. E você não tem condição moral de achar que manda alguma coisa aqui”. Segundo informa o Antagonista.

12- Segundo a Folha de São Paulo, a equipe de comunicação do atual Prefeito de São Paulo, João Doria, passou a monitorar menções a uma eventual candidatura à Presidência não só na imprensa, mas também na internet.

13- Segundo o Jornalista do Globo, Lauro Jardim, a justiça no STF tarda cada vez mais. Segundo o Supremo em Números, da FGV, o tempo médio para que um ministro relator ou revisor movimente um processo subiu de sete dias, em 2002, para 42 dias em 2015.

14- A lista de Janot, que será conhecida nos próximos dias, segundo a Folha de São Paulo, inclui Lula, Dilma Rousseff, Guido Mantega, Antonio Palocci e João Santana.
A PGR pedirá o desmembramento de seus casos e o envio dos depoimentos da Odebrecht aos juízes Sergio Moro, Marcelo Bretas e Vallisney de Souza.

15- A autorização dos deputados estaduais do Rio para o governo fluminense vender a Cedae, a estatal de águas e esgoto, foi só o primeiro passo do plano de recuperação fiscal do Estado. A privatização, cujas ações serão oferecidas em garantia para novos empréstimos da União de até R$ 3,5 bilhões, é uma das contrapartidas exigidas. Nos bastidores, há uma disputa em torno do modelo de venda.
Uma das primeiras medidas da diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos, empossada em julho, foi criar um programa de privatização em saneamento. No início, a Cedae seria incluída, mas houve divergências entre o BNDES e o governo fluminense. Uma pessoa próxima à administração da Cedae contou que, nas conversas iniciais, ainda durante a licença do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), quando o vice Francisco Dornelles (PP) estava em exercício, o BNDES sugeriu dois modelos. Em um deles, a área de concessão da Cedae seria dividida em quatro. No segundo modelo, a estatal seguiria com o tratamento de água, e somente a distribuição seria concedida ao setor privado.
Após a aprovação da lei na Alerj, o deputado André Corrêa (DEM), que deixou a Secretaria estadual do Ambiente para voltar ao parlamento e ajudar o governo nas votações, declarou mais de uma vez que o Estado defenderia esse segundo modelo. A fonte próxima à Cedae lembrou, porém, que a distribuição é a atividade do setor de saneamento que tem as maiores margens de lucro. Segundo informa o Estadão.

Em outra frente, cada referência a Doria em pesquisas de opinião, ou questionamentos sobre a disposição de concorrer ao Planalto é alvo de avaliação interna.

Fontes: Oantagonista, Terra, Uol, Globo, G1, IG, Estadao, OGlobo.

"PUBLICADO TODA NOITE NO MÁXIMO AS 23 H, SEMPRE ESTANDO ATENTO ATÉ A ULTIMA NOTÍCIA IMPORTANTE DO DIA! CURTAM, SIGAM E COMPARTILHEM NAS REDES SOCIAIS!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário