terça-feira, 22 de agosto de 2017

MOMENTO EM FOCO: "OS BASTIDORES DA POLÍTICA E DO MUNDO!"


A Política é cheia de coisas que acontecem inesperadamente. Mas agora a Polícia Federal mostrou agilidade para conclusão das investigações. Sendo que a Polícia Federal concluiu o inquérito que apurava o recebimento de propina da OAS pelo senador Agripino Maia na construção da Arena das Dunas, em Natal.
Maia recebeu cerca de R$ 2 milhões por meio de doações eleitorais oficiais, que foram direcionadas ao diretório, além de repasses em espécie, que transitaram por contas do próprio Senador e de familiares.
Contudo O Antagonista apurou que Aldemir Bendine será denunciado amanhã por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Cobra. Sendo que ele é acusado de receber R$ 3 milhões da Odebrecht, e também serão denunciados os Marqueteiros André Gustavo e Antônio Carlos Vieira, donos da Arcos Propaganda.
Sendo que O Antagonista apurou que Rodrigo Janot decidiu ajuizar duas exceções de suspeição/impedimento contra Gilmar Mendes.
Rodrigo Janot emitiu nota confirmando que decidiu pedir a suspeição de Gilmar Mendes nos habeas corpus de Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira.
“Há entre eles vínculos pessoais que impedem o magistrado de exercer com a mínima isenção suas funções no processo”, escreveu o PGR, destacando o fato de Gilmar ter sido padrinho de casamento da filha de Barata.
Ele também comenta que “a relação entre as famílias vai além”, ao explicar que Jacob Barata Filho é sócio de Francisco Feitosa, cunhado do ministro.
Janot ressaltou ainda o fato “de o escritório de Sérgio Bermudes, integrado por Guiomar Mendes, representar e vir assinando diversas petições postulando o desbloqueio de bens e valores nos processos cautelares de natureza pena da operação Ponto Final”.
“O fato de Barata Filho e Lélis Teixeira serem clientes do escritório de advocacia em que trabalha a esposa de Gilmar Mendes o torna suspeito para atuar no caso.”
Sendo que agora o Ministério de Minas e Energia quer desestatizar a Eletrobras. E nesta segunda, o Ministério disse que proporá ao conselho do PPI (Programa de Parceria de Investimentos) reduzir “a participação da União no capital” da estatal, significando que o Governo Federal quer vender parte das ações da Eletrobras na Bolsa e pode perder o controle da companhia, ou seja, privatização. Outras opções são concessão e parceria público-privada. Sendo que a  estatal tem participação em cerca de 40 usinas de geração de energia.
Porém a associação dos empregados da estatal disse ter sido pega de surpresa com a possibilidade de venda da Eletrobras, informa o Estadão.
“Eles [o Governo Federal] querem entregar tudo, mas vai ter resistência”, disse Emanuel Mendes, diretor da entidade de funcionários, que promete “luta contra a venda do patrimônio”.
Já mudando de assunto, em  seu depoimento à Polícia Federal nesta segunda, Cândido Vaccarezza disse que parte do dinheiro vivo apreendido pela Operação Abate em sua casa é “empréstimo de um amigo”, segundo relata o Estadão. Sendo que os investigadores acharam mais de 120 mil reais em espécie na casa do ex-deputado, na Mooca.
O ex-líder dos governos Lula e Dilma alegou que o dinheiro seria usado para cobrir as despesas de uma operação de câncer na próstata, com todo esse dinheiro.
A PGR, em trabalho árduo e ligeiro, segundo informa o Antagonista, denunciou o Ex-Presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro Jonas Lopes de Carvalho Júnior por corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e associação criminosa. Mas também foram denunciados Jonas Lopes de Carvalho Neto, Jorge Luiz Mendes Pereira da Silva, Álvaro Novis e Edimar Moreira Dantas.
Contudo, segundo a denúncia assinada pelo vice-PGR José Bonifácio:
“Desde meados de 1999 até dezembro de 2016, conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ) estruturaram um ajuste criminoso de solicitação e recebimento de vantagens indevidas, oferecidas por interessados em processos submetidos a análise da Corte. Esses crimes renderam vasta quantidade de dinheiro em espécie. Sendo que os valores serviram para determinar avaliações menos rigorosas nos processos submetidos a julgamento da Corte. Há provas de que parte do dinheiro foi ocultada em conta mantida no exterior e outra convertida em animais bovinos e terras rurais, como forma de dissimular a natureza criminosa dos ativos, configurando os crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.”
Contudo, mudando de assunto e de País, o Procurador-Geral do Equador, Carlos Baca, pediu investigação do Vice-Presidente do país, Jorge Glas.
Ele é acusado de envolvimento com o braço equatoriano do esquema da Odebrecht.
A própria empreiteira já admitiu ter pago mais de 33 milhões de dólares em propinas a funcionários públicos em troca de obras estatais. Glas, que era o vice de Rafael Correa e continuou no cargo com Lenín Moreno e que tomou posse na Presidência neste ano, nega as acusações.
Obtido em primeira mão por O Antagonista, o contrato da Saab com um advogado ligado a Luiz Marinho, homem de Lula, coincide com a conclusão do relatório técnico da FAB que apontava o Gripen NG como a melhor opção técnica – considerando custo x benefício.
Em tese, a escolha já estava feita e não haveria motivos para o fabricante investir no lobby. Para o MPF, isso reforça a suspeita de tráfico de influência, que se caracterizaria pela chamada “venda de fumaça”.
Sendo que nos depoimentos prestados ao MPF, os Comandantes da Aeronáutica ressaltaram que a escolha dos caças foi “técnica”, o que reforça a interpretação dos procuradores. Na prática, Lula e seu filho podem ser condenados por receberem por algo que não fizeram.
Já na República de Curitiba, o Juiz Federal Sérgio Moro condenou Renato Duque a dez anos de prisão pelos crimes de corrupção ativa e passiva no processo da Lava Jato por fraudes em contratos da Andrade Gutierrez com a Petrobras.Na sentença, Moro reconheceu a colaboração do ex-diretor em outros processos e admitiu a progressão de regime após cinco anos.Os ex-executivos da AG Paulo Roberto Dalmazzo, Elton Negrão de Azevedo Júnior, Flávio Gomes Machado Filho e Antônio Pedro Campello de Souza Dias também foram condenados.
Confira a sentença aqui.
O Juiz Federal Sérgio Moro, também decidiu ontem bloquear novamente os 10 milhões do casal João Santana e Mônica Moura, segundo relata o G1.
Sendo que Moro havia liberado o dinheiro dos dois na última quinta (17), mas mudou de ideia. Ele disse ter cometido “lapso” ao liberá-lo sem avaliar os argumentos dos advogados da União. Os Advogados haviam argumentado que decisão da Justiça Federal da Bahia impedia liberar qualquer quantia para o casal. A Fazenda Nacional afirmou que essa liberação poderia dar prejuízo ao erário.
Enquanto isso, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu suspender o Leilão das Usinas de Jaguara, São Simão, Miranda e Volta Grande, da Cemig, segundo diz o Estadão. A equipe econômica previa arrecadar neste ano 11 bilhões de reais com a venda das usinas, mas agora terá que refazer os cálculos sem contar com este valor. 
Ontem, o Líder do Governo no Senado, Romero Jucá, foi denunciado por acusações na Operação Zelotes. Sendo que a Zelotes apura fraudes no Carf, que é o tribunal de recursos da Receita Federal.
Jucá e os Deputados Alfredo Kaefer (PSL-PR) e Jorge Côrte Real (PTB-PE) teriam mudado uma medida provisória em troca de benefícios.
A denúncia está sob sigilo. O relator da Zelotes no Supremo é Ricardo Lewandowski.
Jacob Barata Filho, solto por Gilmar Mendes, patrocinou o IDP, que é de Gilmar Mendes.Segundo informa a Veja:
“Em 2015, a CNT, da qual Barata era vice-presidente, patrocinou um Congresso do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP)”.
Agora dá para entender o motivo de ter soltado. E é sempre difícil a Justiça trabalhar como quer, pelo simples motivo da Primeira Instância prender, e os Tribunais Superiores, principalmente o STF acabar soltando os Corruptos que cometeram crimes contra o erário, deixando muitas pessoas desacreditadas com a Justiça em Instâncias Superiores.
Agora fique com uma musica para retratar todo esse momento que o País vive! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário