Confira os principais destaques desta semana em 5 pontos:
Por Diego Amorim
Por Diego Amorim
1) Todo mundo aqui em Brasília está querendo saber se vai ter um tsunami e, se sim, o que seria esse tsunami.
Na última sexta-feira, só para lembrar, durante um evento na Caixa Econômica, Jair Bolsonaro disse o seguinte:
“Estamos governando. Alguns problemas? Sim, talvez tenha um tsunami semana que vem. Mas a gente vence esse obstáculo aí com toda certeza.”
2) Na Câmara, há uma série de Medidas Provisórias trancando a pauta. Uma delas é a MP da reforma administrativa, que trata do Coaf, das limitações da Receita e da recriação dos ministérios das Cidades e da Integração, por exemplo.
Veremos se haverá acordo para a votação das MPs anteriores à MP da reforma administrativa e se a medida vai passar pelos plenários da Câmara e do Senado do jeito que saiu da comissão mista.
3) Amanhã, terça-feira, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgará um pedido de liberdade de Michel Temer, que voltou para a cadeia na semana passada.
As acusações contra o ex-presidente, no âmbito da Lava Jato, são dos crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro.
4) Nesta semana também, o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve apresentar aos secretários estaduais de Fazenda um plano de ajuda aos estados, o chamado “Plano Mansueto”, em referência ao atual secretário do Tesouro, o economista Mansueto Almeida.
O plano, que ajuda um pouco a situação dos estados, terá de tramitar no Congresso. Em troca, o governo federal quer o apoio dos governadores para aprovar a reforma da Previdência.
E por falar em reforma, continuam nesta semana as audiências com especialistas na comissão especial da Câmara.
5) De resto, Jair Bolsonaro deve viajar aos Estados Unidos, para receber o prêmio da Câmara Brasileira-Americana de Comércio.
E nós ficaremos de olho em manifestações de caminhoneiros, que ainda estão em uma queda de braço com o governo, e de estudantes e professores, que protestam contra o corte imposto pelo Ministério da Educação no orçamento de universidades federais.
Um bom dia e uma boa semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário