DESENROLA, ENROLA: DÍVIDA ANTIGA PARCRELADA, CRÉDITO NOVO E NOVA DÍVIDA!
Por Leandro Coutinho
Desenrola, programa de quitação de dívidas baseado no Projeto de Ciro Gomes, eterno Presidenciavel, e lançado pelo atual Governo Federal, de Lula e muito idealizado como um excelente Projeto para quitação de dívidas pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Esse dito projeto funciona para quitar dívidas de quem esta devendo, mas comete um erro inicial que é começar com a faixa menor de devedores até atingir os que mais devem. Assim funcionando da seguinte forma, se você tem uma dívida negocia com o Banco em que você deve, ou com empresas de Luz, Água e Telefonia e fecha um novo acordo para quitar as dívidas que poderão ser parceladas em até 60 vezes. Com isso, o nome do devedor não estará mais sujo e o mesmo ganhará crédito para gastar e gerar mais dívida.
Esse Projeto movimentará a economia mas tem um problema central ao liberar mais crédito, irá gerar mais dívidas em vez de ajudar o cidadão a quitar o que deve. O problema também inclui o financiamento desse Projeto que serve para beneficiar também as empresas do ramo de varejo direta ou indiretamente.
A garantia que esse Projeto, que foi lançado através de Medida Provisória, é que o Fundo Garantidor forneça garantia aos Bancos para poderem realizar os acordos de parcelamento das dívidas. Mas o que falta mesmo é educação financeira, que deveria ser matéria obrigatória na escola para que todo cidadão aprendesse como utilizar seu dinheiro corrente e aprendesse também a investir com retorno real do mesmo para gerar investimentos e não somente dívidas muitas vezes impagáveis.
Sendo que as dívidas existem por um motivo básico, o sistema de cobrança é falho. Como assim falho? Explicando melhor, o devedor se for cobrado pela empresa a que o mesmo deve na justiça vai ser demorado e custoso, por isso só se observa na justiça a cobrança de grandes dívidas de devedores ricos ou empresas, e o devedor comum somente terá seu nome incluído no Serasa, que tras consequências para o não pagador que muitas vezes não liga em dever, sabendo que em cinco anos a dívida some e pode voltar a ter crédito novamente. Claro que existe as exceções.
Contudo, o maior tomador de crédito é o Estado, ou seja, o Governo Federal que obtem empréstimos a juros relativamente baixos e sempre tem renegociado sua dívida, fazendo assim com que quem queira pegar um empréstimo tenha que pagar juros altos.
Além disso, vale ressaltar os altos gastos do Governo Federal, que faz com que a inflação aumente e com isso a taxa Selic esteja sempre alta para segurar a economia e tentar não quebrar o Brasil. E esta taxa Selic é definida pelo Banco Central, presidido por Roberto Campos Neto que esta junto com o Conselho Monetária segurando essa taxa alta para conter a inflação e não transformar o país em Argentina.
A consequência visível disso é que o salário médio do Brasil esta diminuindo, o Governo Federal gasta mais do que arrecada, o Fies que serve para financiar os estudos de quem não tem condições de pagar esta com 53% de dívidas, que em números reais corresponde a R$ 11 bilhões que dificilmente serão quitados.
Programas de financiamento para quitar dívidas são bons na teoria, mas na prática servem apenas para mudar os tipos de dívidas ou aumentar as mesmas, devido ao cidadão não conseguir pagar a dívida atual mesmo parcelada e devido ao crédito contrair mais dívidas.
Agora, também tem o programa da linha branca que o Governo Federal esta tentando usar para ajudar as lojas de Comércio Varejistas a venderem mais eletrônicos e eletrodomésticos da linha branca, mesmo sabendo que boa parte das compras serão parceladas e o cidadão não terá condição de arcar.
Agora, Caro Leitor, entenda que o Brasil é um País em eterno crescimento lento por ser considerado um país pobre que quer tentar ser rico mas vive devendo e que seus governantes não tem em sua maioria a mínima ideia de cortar gastos desnecessários para que a Nação possa crescer e prosperar. Então agora fique com o comentário e analise de Raphael Lima do Canal Ideias Radicais, que explica de uma forma simples como atualmente funciona a Economia desse País chamado Brasil.
Também fique com a explicação curta, rápida e certeira do Economista e Apresentador do Morning Call de O Antagonista no YouTube, Rodrigo Oliveira que explica como o desenrola é o uma total enrolação que na prática não funciona.
Agora, Caro Leitor desse Blog em crescimento, fique na paz do Senhor, abençoado por Deus, guiado por Nossa e iluminado pelo Espírito Santo.
"QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário