AS MUDANÇAS DE UM ANO COMPLICADO E COMPLEXO (RETROSPECTIVA PARA QUEM NÃO GOSTA DE RETROSPECTIVA)!
Por Leandro Coutinho
Esse ano esta acabando hoje para começar uma nova trajetória. É lindo ver a mudança de um ano para outro, contudo o que aconteceu até hoje marca esse ano. Então, a retrospectiva será rapida para não chatear meus leitores que como eu não gostam de retrospectiva.
O fato marcante de Janeiro foram os atos do dia 8 do mês que marcou a posse de Lula como Presidente do País pela terceira vez e marcou também a invasão dos prédios dos três poderes por pessoas ditas "Bolsonaristas", nen todos invasores eram Bolsonaristas ou estavam realmente invadindo. Veio a prisão de alguns e a liberação dos idosos. Sendo tudo determinado pelo Ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Já Fevereiro em diante vieram coisas duvidosas, políticos querendo aparecer na CPI que tratou dos Atos do dia 8 de Janeiro e terminou em pizza, só faltou saber o sabor.
Depois veio o Golpe das Pirâmide das Criptomoedas, gerando outra CPI que terminou também em Pizza, como esses políticos gostam de Pizzas.
A Americanas, loja que esta em recuperação judicial, teve o maior rombo descoberto na casa dos Bilhões que a cada balanço aumenta a dívida. Mas a empresa segue se recuperando e fechando as lojas que dão pouco retorno mantendo no mínimo uma por Estado.
No entanto, na contramão dos fatos veio o Carrefour, que cresceu muito e mostrou que funciona muito bem com a aquisição que fez do Bompreço que deixou de ser Walmart para ser Carrefour que é um grupo Francês que investiu no Brasil e na contramão de várias empresas que pediram Recuperação Judicial nesse ano. A maior parte delas só foi falado depois de saber do problema das Lojas Americanas.
A economia foi muito bem apesar da tentativa de autosabotamento do Governo Federal, muito se deve aos mercados estrangeiros, ao Agronegócio que segurou muito a economia até o meio do ano. Mas o Governo Federal insiste na sabotagem a ele mesmo, lançou várias mudanças em MPs que foram rejeitadas pelo Congresso Federal e algumas propostas econômicas aprovadas pelo Congresso e que o Governo tentou vetar mais se deu mal, devido ao Congresso derrubar todos os vetos. Mas o Governo insiste em piorar sua relação com o Congresso lançando no fim do ano a reedição da MP da Desoneração que já foi votada pelo Congresso e que impediu o Governo Federal de barrar essa Desoneração, mostrando que o Governo Federal pensa somente em gastar e não no bem estar da população.
Teve também a escolha de um novo PGR e dois novos Ministros do STF, que foram sabatinados pelo Senado que carimbou apenas a escolha do Presidente da República.
Mudando um pouco, esse ano marcou a vida dos famosos ricos. Larissa Manoela teve problemas familiares e financeiros, mas já se reergueu e esta bem. Por outro lado, a surpresa foi Ana Hickmann separar do marido dela, Alexandre Corrêa. E tudo por agressão que ela sofreu dele e também por descobrir dívidas altíssimas de suas empresas, que eram gerenciadas pelo seu Ex marido, Alexandre Corrêa, que também pegou vários empréstimos sem Ana Hickmann saber. Segundo consta como Alexandre Corrêa não pagou nada, para onde foi o dinheiro? É a dúvida que fica devido a não ter pago nada mas o dinheiro entrou, agora a dívida que é alta está sendo cobrada pelos Credores que querem receber os valores devidos, sendo a maioria Bancos que estão cobrando os valores. Mas só será descoberto em abril do ano que esta por entrar, devido ao caso esta paralisado por causa das festividades de final de ano e o recesso do judiciário.
Guerra na Ucrânia contra a Rússia ainda esta em andamento sem vencedores e com muitos mortos. E esse ano marcou a Guerra do Hamas contra Israel para controlar a Faixa de Gaza e tentar destruir os Israelenses o que gerou mais uma Guerra que vai durar alguns meses a mais ou até anos. E para piorar tem o Ditador Totalitário da Venezuela querendo invadir a Guiana para dominar o País e anexar ao mesmo. O único entrave é que no caminho pretendido tem o Brasil. Resta saber o que acontecerá no próximo ano.
Na Argentina teve a eleição de Javier Milei, Presidente atual, que já tomou várias medidas difíceis mas necessárias para melhorar a economia da Argentina que anda caótica. Além disso tirou a Argentina do Grupo dos Brics. Mostrando coerência e agilidade, com decisões rápidas e difíceis Milei pode ser um exemplo para a América do Sul caso consiga recuperar a economia da Argentina com medidas duras mais necessárias no momento.
Chegou então dezembro, mês de festividades, que marcou acontecimentos inesperados. Foi o mês que teve o campeão do Quem Quer Ser um Milionário, quadro do programa apresentado por Luciano Hulk. Porém foi marcado por tragédias como a morte da Jovem Jéssica, que foi vítima de uma Fake News, criada pelo Garoto do Blog e divulgada pelos Blogs e Sites, Alfinetei, TV Foco e o que chamou mais atenção pelo alcance que foi o Choquei. Todos esses casos foram realizados por sites que divulgam notícias sem checar suas veracidades e que só pensam em likes e visualizações para ganharem sempre muita grana. Sendo que a Choquei foi a principal, mas todos os Blogs e Sites que divulgaram a notícia falsa, ou seja, Fake News, estão sendo investigados pela Polícia e serão punidos, devido a família de Jéssica ter entrado na justiça para que os culpados sejam punidos perante as Leis.
Teve também a morte do YouTuber PC Ciqueira, que sofria de Depressão e problemas psicológicos e que acabou não aguentando e tirou a própria vida.
E tudo isso serviu para o Governo Federal querer ressuscitar a PL das "Fake News", conhecida melhor como PL da Censura, que na verdade só vai servir para regulamentar as Redes Sociais e impedir que seja dita a verdade sobre o Governo Federal. Essa PL da Censura, "Fake News", foi derrubada pelo Congresso e não chegou a ir a votação por falta de votos e nenhum Político coerente vai querer aprovar esse projeto.
Sendo que o Brasil já tem A Lei de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, além de Leis Criminais e Penais que já servem para punir quem descumpre as Leis nas Redes Sociais achando que a Internet é um território sem Lei.
Eita ano complicado! Ei 2023 chama logo 2024! Devido a não querer mais notícias ruins para esse ano que esta acabando. E que 2024 venha com muita coisa boa e para o que não foi solucionado ainda que venha com soluções boas e rápidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário