A TELEVISÃO TEM CONCERTO? E AS REDES SOCIAIS SERVEM DE QUE? STREAMING CRESCE NA AUDIÊNCIA?
Por Leandro Coutinho,
A Televisão, emissoras que transmitem entretenimento, novelas, filmes, notícias e muito mais para seu público reduzido. Contudo a audiência dessas emissoras como SBT, Record, Band, Rede TV e Globo, que são as principais emissoras de sinal aberto, caíram drasticamente e não conseguem aumentar o número de pessoas que assistem.
O motivo dessa queda de audiência é justificado pelo crescimento do Streaming e das Redes Sociais. Porém quando se fala de Streaming, não é o pago, esta se falando do YouTube que é de graça e possui um conteúdo vasto que pode ser acessado a qualquer hora do dia de qualquer lugar e não possui restrições. Podendo então se adaptar a rotina da pessoa que quer consumir conteúdos variados sem comprometer seus afazeres diários e nem ter que ficar refém dos horários impostos pelas emissoras.
Ainda existe um público certo para as emissoras, que são as pessoas de baixa renda que usam a televisão para fugir do Mundo que vivem e poder mergulhar em um lugar diferente, cheio de sonhos, fantasias e que informam, divertem e fazem se emocionar. O que fica evidente é que apesar do número imenso de televisores ligados, poucos estão sintonizados nas emissoras e muitos estão ligados no YouTube, assistindo assim uma programação própria em que cada pessoa que sintoniza pode escolher o que assistir e quais canais seguir para rir, se emocionar, informar e assistir também a lives interessantes.
A mudança faz as emissoras repensarem suas estratégias, porém não podem querer ganhar um público que em boa parte desistiu ou nunca assistiu um canal aberto. O que pode ser feito e tentar manter o público que se tem e atrair o público que poderá surgir, focando na essência sem querer se modernizar de vez para não afugentar o público antigo e fiel.
A TV 3.0 é uma tentativa de organizar a televisão na modernidade porém chegou tarde para ser a solução ideal para uma boa audiência. E novelas longas com temas repetitivos faz o público que gosta deixar de assistir e a solução deveria ser novelas curtas nas quais as histórias seriam concluídas antes da novela encerrar e terminando um assunto passariam para outro, deixando assim um suspense curto em que as durações dos capítulos não seriam longos e atrairia a atenção do público muito mais rápido.
O impulsionamento e crescimento das Redes Sociais fez com que as emissoras achassem que podiam alavancar os índices divulgando nas mesmas e até conseguem que um programa seja muito falado, contudo isso não reflete em números para a audiência medida. E as Redes Sociais servem para dar voz a qualquer pessoa que quer falar de um determinado assunto todavia não pode ser vista como terra sem Lei, devido a existir já Leis específicas para punir o que é publicado com ódio ou desinformação real, e não o que se diz ser desinformação que na verdade é a informação correta vista por quem não entende de Redes Sociais como desinformação.
A informação correta é importante e necessária para manter as pessoas informadas dos fatos importantes para a vida. Sendo que um Canal no YouTube, o Nunca Vi 1 Cientista, que fala de Ciência de forma divertida e informativa com muita inteligência foi processado por falar a verdade e desmentir um charlatão que quer vender o próprio curso mentindo para quem assiste seus conteúdos. E para entender melhor esse processo e suas consequências fique com a analise bem feita pela Escritora, Palestrante e Jornalista Madeleine Lacsko.
No momento atual em que se vive muitas pessoas acham que as Redes Sociais são lugares em que se pode falar tudo que se pensa sem consequências. Porém as consequências existem e pessoas são punidas através das Leis existentes na Constituição Federal e no Código Penal.
Exemplificando isso tem um grupo que quer implementar a linguagem neutra de qualquer forma mesmo sabendo que na Língua Portuguesa não existe esse tipo de linguagem que exclui pessoas em vez de incluir. E esse mesmo grupo decide na bolha deles atacar quem consideram ser contrário ao que pensam e decidiram dessa vez atacar a Cantora e Influenciadora Jojo Todynho por ter tirado e postado uma foto.
Então, para entender melhor a situação fique com o rápido e certeiro comentário da Escritora, Palestrante e Jornalista Madeleine Lacsko.
Quem assiste TV aberta atualmente? E se assisti por quanto tempo sintoniza um determinado programa na emissora escolhida? Estas são perguntas que podem ser feitas e ficar sem respostas certas e concretas devido ao baixo índice de audiência das emissoras que vem demonstrando a queda da programação televisiva a qual não consegue mais atrair a atenção do público como faziam antes da era das Redes Sociais e que agora tentam se reinventar só que muito tarde.
A entrada nas Redes Sociais pelas emissoras demorou muito e a disponibilização de seus conteúdos também. Sendo o SBT o primeiro canal de TV que esta disponível totalmente no YouTube de graça. E atualmente com o SBT+, o Streaming gratuito da emissora, mostrando a que veio mesmo que limitado em conteúdos no momento.
Contudo, todas emissoras estão demitindo para enxugar a folha de pagamento. Para entender melhor a situação fique com a analise do grande Jornalista Independente Ricardo Feltrin.
Caro Leitor, tenha um dia repleto de realizações, com uma tarde de imprevistos bons e uma noite de sonhos agradáveis.
"VOCÊ PODE TUDO SE ACREDITAR PROMEIRO EM VOCÊ MESMO".
Nenhum comentário:
Postar um comentário