segunda-feira, 27 de março de 2017

NOTICIAS DO DIA!

São as noticias que marcaram o dia, para quem não teve tempo de verificar tudo durante o dia!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhT6ng1Hrj_8Vs_k6veYCl2IOO93PON_jqAWxmref2DRhQklbhNRfalLeG4-bXRfTtP15upxqUw7hVm88vga1hQegfgWn0gZQeIJvgTQqFGaY6cjrKnyhfmnCJk0li447s_nqqI_jGxuIs/s1600/


NOTICIAS

1- Segundo informa o Antagonista, o Cientista Político Cláudio Couto, da FGV, resumiu ao G1 a armadilha em que os partidos cairão, se aprovarem o sistema de lista fechada para proteger seus corruptos de estimação:
“Pode ser um tiro no pé porque se um partido tentar proteger algum político, colocando esse político que tem enrosco com a Justiça dentro de uma lista partidária, de modo a garantir que ele seja eleito mesmo com os seus problemas, esse cara vai contaminar a lista inteira. Ou seja, o partido pode estar, na realidade, produzindo uma derrota coletiva por causa de um único nome.”

2- Segundo informa o Estadão, Doria afirmou, neste domingo, que enviará os projetos de privatização do Anhembi e do autódromo de Interlagos à Câmara municipal em abril. O objetivo é promover os leilões ainda este ano.

3- Segundo informa a Folha de São Paulo, os movimentos que lideram as manifestações de apoio à Lava Jato pretendem lançar entre dez e 15 candidatos a deputado federal no ano que vem.
Os grupos, porém, só negociarão a adesão a algum partido após a reforma política ficar mais clara.

4- Segundo informa o Estadão, Pedro Barusco, um dos primeiros delatores da Lava Jato, pagou R$ 35 pelo aluguel da bateria da tornozeleira eletrônica que foi condenado a usar por dois anos. Os comprovantes foram enviados pelo ex-gerente da Petrobras à Justiça.
A reportagem não esclarece, contudo, se o envio das notas significa um pedido de reembolso dos gastos ou apenas uma prestação de contas, já que Barusco foi advertido quatro vezes, até agora, por ser displicente com o equipamento, deixando-o descarregar.

5- Segundo informa o Antagonista, ao pedir a anulação dos depoimentos dos executivos da Odebrecht ao TSE, os advogados de Janete disseram o seguinte:
"Tais depoentes são delatores, portanto criminosos confessos cujas afirmações são contraditórias entre si e desprovidas de qualquer suporte documental."
Existem os criminosos confessos e os criminosos inconfessos.

6- Segundo especialistas, 4.000 crianças precisam do medicamento, que não é fabricado no Brasil. Os remédios usados aqui, desde a década de 1970, são produzidos por laboratórios dos EUA e da Alemanha e têm um nível de eficácia, segundo especialistas, de até 90%. Os remédios são importados pelo governo e distribuídos aos hospitais por meio do Programa de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde. Mas, neste ano, o Ministério comprou outro medicamento: a asparaginase chinesa, do laboratório Beijing SL Pharmaceutical, representado pela empresa uruguaia Xetley S.A. O órgão não fez licitação, valendo-se da lei que permite a dispensa em caso de emergência ou calamidade pública. Foi feita uma pesquisa de preços entre quatro laboratórios estrangeiros e escolhido o produto chinês, que ofereceu o menor preço. A importação do novo remédio despertou preocupação entre especialistas. Segundo informa a Jornalista Cristina Serra do Fantástico.

7- Segundo informa o G1, milhares de dominicanos marcharam neste domingo (26) na província Santiago de los Caballeros, a segunda maior do país, para exigir a submissão à Justiça dos envolvidos no caso dos subornos da Odebrecht. Os manifestantes também leram um manifestam em que pediram a suspensão das operações da empreiteira brasileira no país.
A mobilização foi convocada pelo coletivo social "Marcha Verde", que em 22 de janeiro já tinha reunido milhares de pessoas na capital do país contra a corrupção e a impunidade.
De acordo com a agência Efe, a manifestação de hoje em Santiago de los Caballeros, 155 quilômetros ao norte de Santo Domingo, teve a adesão de milhares de pessoas de diferentes classes sociais, políticos da oposição e conhecidas figuras da mídia. A Odebrecht admitiu ter deixado US$ 92 milhões em subornos no país entre os anos de 2001 e 2014 para conseguir contratos de obras públicas.
O protesto partiu da Avenida Hermanas Mirabal e percorreu várias ruas até chegar ao emblemático Monumento aos Heróis da Restauração, onde os organizadores do evento leram um documento reivindicando ações pontuais das autoridades para enfrentar a corrupção e combater a impunidade.
Entre as reivindicações estavam a instalação de um organismo independente que investigue os supostos subornos pagos pela empresa e a suspensão imediata de suas operações na República Dominicana. 

8- Segundo informa o G1 da Bahia, três tábuas do forro do coro da Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, caíram e assustaram fiéis que se preparavam para a missa das 17h desse domingo (26). Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
O padre Edson da Silva Menezes, reitor da Basílica do Senhor do Bonfim, disse que a poeira presente nas tábuas fez o cenário parecer assustador. "Três tábuas do forro do coro da igreja soltaram, certamente devido ao tempo da construção da igreja - mais de 200 anos -, no momento que íamos começar a missa. Como dentro do forro tinha muita poeira, o cenário parecia estarrecedor. Mas nenhuma gravidade, ninguém sofreu nenhum acidente", esclareceu.
O padre explicou que a missa do dia ocorreu normalmente e contou que a programação de missas da segunda-feira (27) também está mantida, mas com alguns cuidados. "Amanhã a igreja vai estar aberta. Nós vamos isolar o espaço que é pequeno e da entrada da igreja por medida de segurança". A Defesa Civil (Codesal) esteve no local e colheu informações sobre o incidente. O G1 não conseguiu contato com o órgão na noite deste domingo.

9- Ministério Público da Coreia do Sul anunciou nesta segunda-feira (27) que solicitará a um tribunal a detenção da ex-presidente Park Geun-hye por acusações de corrupção relacionadas com o caso da "Rasputina", que já provocou sua destituição como chefe de Estado no início deste mês.
Na última terça-feira (21), ela prestou depoimento e pediu desculpas às pessoas reunidas diante da Promotoria de Seul, acrescentando que "me submeterei à investigação sinceramente". Park havia evitado durante meses prestar depoimento, protegida pela imunidade do cargo de líder do país asiático.
Park foi destituída pelo Parlamento em dezembro, enquanto milhões de pessoas ocupavam as ruas para exigir seu impeachment por um escândalo de corrupção que abalou a classe política e empresarial do país. Segundo informa o G1.

10- As autoridades hondurenhas consideram ser importante tomar medidas para evitar a entrada da enfermidade no país. Conforme ressaltou, o último caso registrado em Honduras foi em 1940. De acordo com o chefe do departamento, casos de febre amarela também estariam aumentando na Bolívia, na Colômbia e no Equador.
A Secretaria de Saúde solicitou que as autoridades dos aeroportos do país exijam dos passageiros a carteira de vacinação atualizada e que a proteção tenha uma vigência efetiva de pelo menos dez dias antes da viagem.
A medida foi tomada atendendo recomendações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS). De acordo com Bredy Lara, há 20 anos, o governo vem controlando a entrada da doença e, por isso, a vacina contra a Febre Amarela está disponível em todos os departamentos do país.

11- Segundo informa o Estadão, as autoridades suíças e europeias ampliam o embargo contra a entrada da carne brasileira, produzida por empresas envolvidas na fraude revelada pela Polícia Federal. Berna e Bruxelas, que inicialmente haviam barrado apenas quatro empresas brasileiras, tomaram a decisão de banir a entrada dos produto de qualquer uma das 21 empresas citadas na Operação Carne Fraca.
Ainda que a maioria dessas empresas não venda para o mercado suíço, a medida tem como objetivo evitar uma manobra dos exportadores para usar o território suíço para conseguir que a carne brasileira chegue nos mercados europeus. 
Bruxelas também tinha indicado que havia solicitado ao Brasil retirar da lista de exportador qualquer empresa envolvida no caso. Inicialmente, ela havia citado apenas as quatro empresas, já que esse seria o número de estabelecimentos que de fato estariam participando do comércio internacional. Mas, na sexta-feira, o bloco europeu já não mais falava em quatro empresas e optou por deixar claro que o embargo estaria válido para todas as empresas citadas na Operação e que representassem um risco. 
Bruxelas ainda indicou que "todos os carregamentos" das empresas citadas na Operação seriam impedidos de passar as fronteiras do bloco, mesmo que já estivessem em navios a caminho da Europa. 

12- O avanço da Lava Jato, com a expectativa da divulgação das delações da Odebrecht, está fazendo parlamentares repensarem seus planos para as eleições de 2018, quando estarão em disputa todas as 513 vagas da Câmara e dois terços das 81 cadeiras do Senado. Políticos buscam “caminhos” para manter o foro privilegiado e continuar sob a alçada do Supremo Tribunal Federal (STF), onde o ritmo é mais lento em comparação à primeira instância.
No Congresso, há pelo menos três movimentos nesse sentido. O primeiro é de senadores que queriam disputar governos estaduais, mas já pensam em não arriscar e devem tentar a reeleição. Outro movimento é de senadores que reconhecem a dificuldade que terão para se reeleger e cogitam disputar uma vaga para a Câmara. Há, ainda, deputados que pretendiam disputar o Senado, mas estão refazendo planos para tentar se manter no cargo.

13- Segundo informa o Estadão, o Senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), líder do partido Democratas na Casa, criticou o presidente Michel Temer (PMDB) durante manifestação na Avenida Paulista neste domingo, 26, em apoio à Lava Jato. Para Caiado, Temer não tem "credenciais e credibilidade" para fazer as reformas que tenta articular no Congresso. "O governo perdeu a capacidade de comunicação", disse. "Não dá para promover mudanças dessa amplitude sem interlocução com a sociedade."        Um dos poucos políticos que se arriscaram a participar do protesto, o senador acredita, porém, que não é o momento de levantar a bandeira "Fora Temer". "Não é hora de fulanizar o debate", disse Caiado. Temer chegou a receber críticas pontuais no ato, mas foi poupado pelos organizadores na maior parte do tempo. Caiado aproveitou para defender o Fim do Foro Privilegiado, uma das pautas dos manifestantes.

14- Segundo informa o Jornalista Lauro Jardim do Globo, a Alupar, que atua em geração e transmissão de energia elétrica no Brasil, Peru e Colômbia, resolveu se precaver — e deve ter seus motivos para isso.
Holding que desde 2009 tem como sócio o hoje potencialmente tóxico FI-FGTS (dono de 14% do grupo), avisou há pouco aos acionistas interessados em fazer a subscrição de um lote de ações, via fato relevante enviado à CVM, que “o Formulário de Referência da companhia foi atualizado com a informação ‘Decisões judiciais desfavoráveis, investigações ou alegações podem nos afetar adversamente”.

15- A presença massiva de Programas produzidos por Igrejas Evangélicas nas grades das emissoras levou o Ministério Público Federal a abrir inquérito para investigar esse exagero no Rio de Janeiro e em São Paulo, seguindo duas hipóteses que são proibidas por Lei, uma é a subconcessão e outra é o desrespeito ao limite estipulado por Lei. Sendo que esses Programas são vistos em diversas emissoras como a RedeTV, Band, Record, CNT, Gazeta (SP), entre diversas outras emissoras nacionais que sobrevivem apenas com o dinheiro pago pela exibição desses Cultos Evangélicos e outros tipos de Programas Evangélicos, que para atraírem mais fiéis, usam a mídia popular da televisão para transmitir suas palavras, cultos, programas, em canais que possuem uma programação variada mas que vende espaços grandes para essas igrejas com a finalidade de faturarem mais, perdendo muitas vezes públicos fiéis a sua programação. E as emissoras que vendem espaços, esquecem de um detalhe muito importante, que é a de não serem canais religiosos para poderem transmitir 24 horas tudo a respeito das igrejas que as bancam com dinheiro pedido nos próprios programas transmitidos, e que servem para pagar o horário utilizado as emissoras que cobram caro para ambos faturarem neste horário que permitem a transmissão. E cade ainda querem se comparar a Globo!    


 
 





Fontes: Oantagonista, Terra, Uol, Globo, G1, IG, Estadao, OGlobo.

"PUBLICADO TODA NOITE NO MÁXIMO AS 23 H, SEMPRE ESTANDO ATENTO ATÉ A ULTIMA NOTÍCIA IMPORTANTE DO DIA! CURTAM, SIGAM E COMPARTILHEM NAS REDES SOCIAIS!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário