A FASE NOVA DA LAVA JATO NESTE ANO DE 2018
O Antagonista apurou que, passada a fase das delações premiadas, a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba retomará as investigações sobre o que os procuradores chamam de “pontas soltas” do petrolão.
Há diferentes frentes importantes de apuração que não puderam ser aprofundadas por falta de tempo, como a história do patrocínio da Odebrecht ao filme “Lula, o filho do Brasil”.
Quem achou que tinha escapado, poderá ser surpreendido com uma visitinha da PF às 6h da manhã.
FRENTE PRÓ-BOLSONARO DEVE INCLUIR POLÍTICOS DO DEM, PR, PP, PMDB E ATÉ PSDB
Apesar da mudança para o PSL, Jair Bolsonaro sabe que não conseguirá arrastar para o novo Partido todos os Parlamentares que o apoiam. E nem mesmo o Partido que ele entrou está inteiro, sendo que metade do Partido ou mais pretende se desfiliar devido a não concordarem com os ideais do Pré-Candidato, que fez o Movimento Livres abandonar o Partido. Sendo que o filho do Presidente do Partido não apoiou a decisão de seu pai.
Mas mesmo assim, em seus cálculos, o Deputado Federal, porém, espera poder contar com o apoio de pelo menos 100 Deputados a partir de abril.
Desde o último trimestre de 2017, o Pré-Candidato vem costurando uma frente pluripartidária com Políticos de várias Legendas, como PP (seu antigo Partido), DEM, PR, PMDB e até PSDB. Informa O Antagonista.
AGU RECORRE DA SUSPENSÃO DA POSSE DE CRISTIANE BRASIL
Segundo informa o Antagonista, a Advocacia-Geral da União já avisou que vai recorrer da decisão da Justiça Federal que suspendeu a posse da Deputada Federal Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho.
JUSTIÇA FEDERAL SUSPENDE POSSE DA DEPUTADA FEDERAL CRISTIANE BRASIL
Leonardo da Costa Couceiro, Juiz da 4ª Vara Federal de Niterói, suspendeu agora à noite a posse de Cristiane Brasil como Ministra do Trabalho, marcada para amanhã (terça-feira).
A decisão é liminar; cabe recurso. O Juiz Federal acatou uma das ações contra a posse de Cristiane por ela ter sido Condenada em Processos Trabalhistas Movidos por Dois Ex-Motoristas. Informa O Antagonista.
PF QUESTIONA ROCHA LOURES QUE MENTE MAIS UMA VEZ
Rocha Loures disse à Polícia Federal (PF) que inventou o nome “Edgar” para se livrar da abordagem de Ricardo Saud, Executivo da JBS responsável pelo pagamento de propina a Políticos.
É uma grande mentira.
Na gravação da conversa com Saud, Loures sugere “Edgar ou o teu Xará (Ricardo)” para receber a mala com os R$ 500 mil.
O próprio Saud diz então: “Pra mim é mais confortável com o Edgar.” E Loures concorda: “Você não conhece e ele também não te conhece.”
Se o Ex-Assessor de Temer inventou Edgar, Saud compartilhou do mesmo delírio. De tão simplória, a versão de Rocha Loures é uma afronta à inteligência da PF. Informa O Antagonista.
BRASILEIRO DETIDO NA VENEZUELA É SOLTO
Após quase dez dias detido em Caracas, o brasileiro Jonatan Moisés Diniz, de 31 anos, foi libertado neste sábado pelo Governo Venezuelano e já embarcou num voo rumo a Miami, onde vive, informa O Globo.
PREFEITO DE PORTO ALEGRE ENVIA OFÍCIO AO PRESIDENTE PEDINDO EXÉRCITO E FORÇA NACIONAL PARA GARANTIR A SEGURANÇA DA CIDADE
Segundo informa O Antagonista, Nelson Marchezan Jr. tomou a decisão de enviar a Michel Temer o Ofício pedindo Exército e Força Nacional para o julgamento de Lula no TRF-4 sem comunicar ao Gabinete de Crise, que já se reúne desde o fim do ano passado.
A divulgação do documento no Twitter do Prefeito de Porto Alegre, na semana passada, pegou as Autoridades das Forças de Segurança de surpresa.
De todos os lados, porém, agora se diz que o mal-estar está superado e que o foco precisa continuar sendo garantir a segurança na capital gaúcha ao longo do mês.
NA VENEZUELA O DESESPERO POR COMIDA É GRANDE
Multidões de venezuelanos se aglomeraram do lado de fora de alguns supermercados de Caracas neste sábado, um dia após o Governo de Nicolás Maduro obrigar estabelecimentos a reduzirem os preços a níveis de um mês atrás, informa O Globo.
Trata-se de uma redução drástica, dada a hiperinflação da Venezuela.
“Em um dos supermercados, centenas de pessoas, incluindo bebês, pensionistas e crianças com deficiências se reuniam em cenas caóticas.
‘Na minha casa, não comemos três vezes por dia’, disse Mileidy Acosta, de 28 anos, com três crianças. ‘As pessoas estão cansadas. Uma pessoa que ganha um salário mínimo não pode comprar nem molho de tomate.'
PRESO EM LONDRES SUSPEITO DE SER INTERMEDIÁRIO DE REPASSE ILEGAL À SARKOZY
Foi preso em Londres Alexandre Djouhri, suspeito de ser o Intermediário do Dinheiro Ilegal que o Ditador líbio Muamar Kadafi deu a Nicolas Sarkozy, para financiar a campanha de 2007 do Ex-Presidente francês.
Morto em 2011, depois de ser derrubado do poder por obra de Sarkozy, Kadafi distribuía dinheiro à direita e à esquerda. Segundo Antônio Palocci, o ditador líbio deu 1 milhão de dólares para a campanha de Lula, em 2002. Informa O Antagonista.
GOVERNO TEMER VAI FICANDO IGUAL AO GOVERNO DE DILMA, A EX-PRESIDENTE QUE CAIU, TAMBÉM ELE ERA O VICE DELA!
Míriam Leitão, ao contrário do Editorial do Estadão, critica no Globo a tentativa do Governo de alterar a “regra de ouro”.
Eis o trecho inicial de seu artigo:
“O Governo quer atalhos para resolver os impasses das Contas Públicas e vai ficando cada vez mais parecido com a administração que caiu. A Caixa está desenquadrada, a regra de ouro das Contas Públicas está para estourar, a Meta Fiscal corre riscos sem a aprovação da Reforma da Previdência. Os problemas se acumulam. Alguns herdados, outros criados por este Governo. Não podem ser resolvidos à moda antiga.
A saída pela lateral, pela mudança da Lei, pelo dinheiro do FGTS, pelo jeitinho, pela gambiarra, repete os erros que levaram o Governo Dilma ao Impeachment. Ela caiu porque o Congresso considerou que seu Governo quebrou princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal e desta forma cometera Crime de Responsabilidade. Agora, a solução proposta para o impasse fiscal é suspender a vigência de uma lei que, se descumprida, seria Crime de Responsabilidade".
FALTA TER UM PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, CADÊ?
Merval Pereira cobra no Globo um grande Plano Nacional de Segurança Pública.
Eis o trecho final do artigo:
“O fato é que o combate ao crime organizado não pode ser responsabilidade exclusiva dos Estados, como teimam os que interpretam restritivamente a Constituição. Narcotráfico e tráfico de armas são crimes Federais, Transnacionais. Nada impede que o Governo Federal assuma a responsabilidade de coordenar as ações para a defesa da Segurança Pública, muito menos restringe a ação do Governo Federal no combate aos crimes transnacionais.
Até que um grande Programa Nacional esteja implantado, com a reorganização das Forças de Seguranças Estaduais, com o controle dos presídios pelas autoridades locais, uma Força Nacional de Segurança Pública permanente e bem treinada esteja em ação, e as Forças Armadas atuando nas fronteiras de maneira eficiente para coibir o tráfico de armas e drogas como questão de Segurança Nacional, teremos que conviver com a frequente requisição das Forças Armadas para ajudar na Segurança Pública dos Estados. Leva tempo e custa dinheiro, muito dinheiro.”
ECONOMISTA MARCOS LISBOA, QUESTIONADO SOBRE COMO MANTER AS CONTAS PÚBLICAS EM ORDEM
A Folha de São Paulo perguntou ao Economista Marcos Lisboa o que precisa ser feito no ajuste fiscal de curto prazo para garantir o equilíbrio das contas públicas.
Ele respondeu:
“Se um Policial sem receber há dois meses não desperta um imenso alerta que reformas importantes têm que ser feitas, eu não sei mais o que desperta. E o Governo dá sinais na contramão quando a Caixa volta a financiar Estados. Será que não aprendemos nada com o erro dos últimos anos? É melhor vedar de vez qualquer empréstimo da União aos Estados. A Caixa acabou de dar R$ 600 milhões para o Estado de Goiás. Será que a gente vai ter que assistir o Estado de Goiás em 2109 virar um novo Rio de Janeiro?”
Marcos Lisboa acha que sim.
“Como a Caixa pode voltar a emprestar para os Estados? Como é que podem usar dinheiro dos trabalhadores [recursos do FGTS] para capitalizar a Caixa? Talvez o País tenha que pensar em outros mecanismos menos sujeitos a pressões oportunistas ou gestão incompetente como vimos nos últimos anos. Se não conseguimos fazer uma gestão eficiente da Caixa, talvez o melhor seja mesmo privatizá-la.”
CALAMIDADE DA SEGURANÇA PÚBLICA É DECRETADA PELO GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE
O Antagonista informa que o Governo do Rio Grande do Norte decretou estado de calamidade no sistema de Segurança Pública Estadual.
O motivo considerado pelo Governador Robinson Faria no Decreto é “o aumento dos índices de violência decorrente da paralisação das atividades dos Policiais Militares e Civis, consoante os dados expedidos pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social”.
Os órgãos da Segurança ficam autorizados a contratar “quaisquer serviços e bens disponíveis, públicos ou privados, com vistas ao restabelecimento da normalidade no atendimento aos serviços de Segurança Pública”.
A vigência do decreto é de 180 dias a serem contados a partir deste sábado.
O Rio Grande do Norte também se encontra em situação de calamidade na Saúde Pública e no Sistema Prisional.
No estado, 153 cidades estão ainda em situação de emergência por causa da seca.
LOURES É CITADO 38 VEZES NAS PERGUNTAS A TEMER ENVIADAS PELA PF
O homem da mala Rodrigo Rocha Loures, atualmente em Prisão Domiciliar, é citado 38 vezes nas 50 perguntas elaboradas pela Polícia Federal no âmbito do inquérito que apura suposto pagamento de propina da Empresa Rodrimar para Michel Temer, informa o Estadão.
As perguntas foram enviadas pelo STF para o Palácio do Planalto no dia 3 e representam o interrogatório do Presidente que será anexado à investigação aberta após solicitação do Ex-PGR Rodrigo Janot.
O inquérito, de relatoria de Luís Roberto Barroso, apura se a Rodrimar, empresa que opera no Porto de Santos, foi beneficiada pelo decreto assinado por Temer em maio, que ampliou de 25 para 35 anos as concessões do setor, prorrogáveis por até 70 anos.
Um dos 6 tópicos das perguntas é dedicado especialmente a Loures, flagrado em abril de 2017 carregando R$ 500 mil da JBS, e aborda os “vínculos e confiança em relação aos atos praticados” pelo Ex-Assessor do Presidente. Informa O Antagonista.
PRESIDENTE DO STF DECIDE NÃO VISITAR PRESÍDIO DE GOIÁS
Cármen Lúcia desistiu de visitar o presídio de Goiás por "questões de segurança", confirmou a Assessoria da Presidente do STF.
Cármen Lúcia desistiu de visitar o complexo prisional de Aparecida de Goiânia, onde houve três rebeliões no começo deste ano, com pelo menos nove presos mortos.
O motivo da desistência não foi informado pela Assessoria da Presidente do STF, que ficou mais de três horas discutindo a crise penitenciária com o Governador Marconi Perillo. Segundo O Globo, ela foi alertada de que havia risco à sua segurança.
Aqueles que contavam com a presença de Carminha para conter rebeliões certamente ficaram frustrados.
ILHA EM ANGRA É COLOCADA PARA ALUGAR POR LARANJA DE LULA
Jonas Suassuna colocou para alugar a famosa propriedade na Ilha dos Macacos, em Angra dos Reis.
O anúncio para o Réveillon de 2018, obtido por O Antagonista, foi publicado no perfil da mulher Claudia Bueri no Facebook. “Ilha completa por 10 mil/dia.”
O casal passou a virada em Portugal. Quem será que ficou em Angra?
PRISÃO DE GOIÁS TEM NOVA REBELIÃO
O Jornal Nacional informou que aconteceu uma nova rebelião no mesmo presídio de Aparecida de Goiânia onde nove presos morreram na virada do ano.
A Polícia Militar estava tentando entrar no presídio para conter o motim. Mas conseguiu conter esse motim. Será que vai acontecer mais violência no Presídio de Aparecida de Goiânia?
CONSTRUTORA DO DONO D EMS TEM DÍVIDA MILIONÁRIA COM AMIGÃO DE DIRCEU
O Antagonista revelou, que o Advogado Luiz Carlos Rocha Gaspar, amigo de José Dirceu, que se mudou para a Espanha, confessou ter usado a mulher como laranja para ocultar seu patrimônio, inclusive cotas de Empresas, Imóveis e Contas Bancárias.
Com o Divórcio, Gaspar tenta recuperar seus bens, inclusive um crédito de R$ 25 milhões que ele diz ter com a ACS Construtora. Ocorre que a ACS Construtora é de Carlos Sanchez, também dono da Farmacêutica EMS, uma das maiores clientes da consultoria de Dirceu.
A EMS pagou R$ 7,8 milhões ao Ex-Ministro, que repassou boa parte dos recursos para Empresas em nome da Ex de Gaspar, que seria sócio oculto.
Na ação contra a ex-mulher, o amigão de Dirceu diz que as Empresas Hamilton e Cominag, das quais também seria sócio oculto, fizeram permutas de terrenos com a ACS num total de R$ 145 milhões, cabendo-lhe a parte dos R$ 25 milhões.
É muita coincidência que o principal cliente do Ex-Ministro deva a seu amigo Gaspar o triplo do que o próprio Dirceu recebeu com suas consultorias.
ATUAL MINISTRA DO TRABALHO TEM CONDENAÇÃO EM PROCESSO TRABALHISTA
Cristiane Brasil foi condenada em 2016 a pagar uma dívida trabalhista de R$ 60,4 mil a um motorista que prestava serviços para ela e para sua família, revelou o G1.
A decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região contra Cristiane, escolhida para ser a nova Ministra do Trabalho, foi confirmada na Segunda Instância.
Segundo o Juiz Pedro Figueiredo Waib, que condenou a filha de Roberto Jefferson na Primeira Instância, o motorista não tinha carteira assinada, e sua jornada de trabalho chegava a quase 15 horas por dia.
EM CARTA ENVIADA AO GOVERNO FEDERAL, GOVERNADORES PEDEM A TEMER MAIS DINHEIRO PARA SEGURANÇA
Em carta divulgada, sete Governadores pediram “providências urgentes” (ou seja, recursos) do Governo Federal para impedir o agravamento da Crise da Segurança Pública no País.
Segundo eles, os Estados e o DF enfrentam “praticamente sozinhos” o que eles chamam de “desafios impostos pelo avanço da criminalidade”.
“As dificuldades também englobam o sucateamento das estruturas carcerárias, o Efetivo das Forças de Segurança Pública insuficiente, rebeliões, mortes e fugas frequentes no Sistema Prisional, bem como Leis inadequadas que incentivam a impunidade”, prossegue o documento.
O texto pede, entre outros pontos, descontingenciamento dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional, Novos presídios Federais e a criação de um Fundo Nacional de Segurança Pública.
A carta é assinada pelos Governadores Confúcio Moura (RO), Flávio Dino (MA), Marcelo Miranda (TO), Marconi Perillo (GO), Pedro Taques (MT), Reinaldo Azambuja (MS) e Rodrigo Rollemberg (DF). Informa O Antagonista.
PEDIDO DE MALUF PARA ACELERAR MANIFESTAÇÃO DO IML É NEGADO POR JUIZ
Vinicius Santos Silva, Juiz substituto do Distrito Federal, negou pedido apresentado pela defesa de Paulo Maluf, que queria acelerar a análise do seu pedido de Prisão Domiciliar.
Em 27 de dezembro, a Justiça dera dez dias de prazo, que ainda não se esgotou, para que o IML e a Penitenciária da Papuda dessem novos esclarecimentos sobre a situação do Deputado Federal.
Os Advogados de Maluf insistiram que os problemas de saúde do Parlamentar são “graves” e pediram resposta “em tempo hábil e suficiente”.
Santos Silva considerou, porém, que não há “qualquer injustificável demora por parte dos órgãos oficiados”. Sendo que agora o Juiz da Vara de Execuções Penais, Bruno Macacari, concedeu mais 24 horas para que a Papuda esclareça melhor as perguntas da defesa de Paulo Maluf sobre as condições da prisão. Sendo que com esta decisão, sobre o pedido de Prisão Domiciliar de Maluf foi adiada e o Deputado Federal, vai ficando por lá na Papuda. Segundo informa O Antagonista.
ITAMARATY PEDIU "POR FAVOR" À VENEZUELA
O Itamaraty divulgou uma nota sobre o brasileiro Jonatan Moisés Diniz, quando o mesmo estava preso pela Ditadura de Nicolás Maduro no dia 28 de dezembro.
Na nota, a Chancelaria brasileira diz que as autoridades da Venezuela ainda não deram informações sobre o paradeiro de Jonatan.
O Itamaraty também pede que o regime chavista responda “rapidamente aos diversos pedidos de informação sobre a localização de nosso compatriota e sua situação jurídica, bem como de visita consular”. E afirma que tem mantido contato com a família do brasileiro. Mas agora ele está livre e de volta para Miami onde reside. Informa O Antagonista.
SENTENÇA FINAL DE LULA NA SEGUNDA INSTÂNCIA PODE SAIR NO MÁXIMO NO FIM DE MARÇO
Mas ele acredita que a Sentença Final na Segunda Instância pode demorar um pouco mais.
Se não houver divergência na variação das penas, somando todos os recursos (embargos de declaração, recursos especial e extraordinário), são dois meses até “exaurir” o TRF-4, ou seja, a Sentença Final poderia sair no fim de março.
RELATOR DE INVESTIGAÇÃO SOBRE AMEAÇA A MARCELO CALERO SERÁ FACHIN
Cármen Lúcia, Ministra e Presidente do STF, manteve Edson Fachin como relator da investigação no STF sobre a ameaça de morte que Marcelo Calero, Ex-Ministro da Cultura, acusa Lúcio Vieira Lima de lhe ter feito.
O caso foi revelado com exclusividade por O Antagonista em dezembro, quando Calero foi à PGR formalizar a denúncia.
Segundo o Ex-Ministro, a ameaça aconteceu numa conversa do irmão de Geddel Vieira Lima com o Presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira.
Quando chefiava a pasta da Cultura, Calero denunciou as pressões de Geddel pela liberação de um empreendimento imobiliário em Salvador, o que provocou a queda do então Ministro do Governo Temer.
O QUE RICARDO BARROS QUER?
Ricardo Barros, disse que deixará o cargo de Ministro da Saúde até abril, como manda a Lei Eleitoral para se candidatar em outubro.
Mas para ele, Deputado Licenciado, sua própria reeleição não é prioridade. O que ele quer mesmo é fazer Governadora do Paraná sua esposa e atual Vice, Cida Borghetti. Ambos são do PP.
Adversários dizem que, desde que garantiu seu lugarzinho na Esplanada, Ricardo Barros se tornou, na verdade, ‘Secretário de Saúde do Estado’. Informa O Antagonista.
"ESTARÁ DE PRONTIDÃO A FORÇA DE CHOQUE"
Em entrevista a O Antagonista, o Superintendente em exercício da Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Sul, Luís Carlos Reischak Júnior, disse esperar que as manifestações na Capital gaúcha sejam pacíficas.
“Estou acompanhando o planejamento das ações, em sintonia com o Governo Estadual. Vamos fiscalizar todos os ônibus que chegarão a Porto Alegre, no sentido de detectar pessoas armadas. É importante que fique claro que não somos contrários, obviamente, ao direito de participação social, mas nos preocupa, sim, o armamento, qualquer tipo de armamento. Não vamos deixar que manifestantes cheguem com facão, foice, arma de fogo, nada disso.”
Sobre possíveis trancamentos de Rodovias Federais, o Superintendente afirmou:
“Se trancarem rodovias, com pneus ou com o que quer que seja, estaremos preparados para dialogar e, se for o caso, fazer a remoção desses indivíduos por meio do uso da força. Esperamos que não seja preciso acioná-la, mas a Força de Choque estará de prontidão.”
SÉRGIO CABRAL É DENUNCIADO PELA 20ª VEZ, QUAL SERÁ A PRÓXIMA?
Não perca a conta: Sérgio Cabral fechou 2017 com 20 denúncias contra ele. A mais recente foi feita pela força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro no final de dezembro, relata O Globo.
Desta vez, o Ex-Governador foi denunciado por corrupção passiva nos contratos do Governo do Rio de Janeiro com a construtora Oriente.
Além de Cabral, foram denunciados seu Ex-Secretário de Obras Hudson Braga, seu Operador Wagner Jordão e dois Executivos da Oriente, Geraldo Miranda Santos e Alex Sardinha.
EX-PRIMEIRA-DAMA DO AMAZONAS É PRESA PELA PF
A Justiça Federal no Amazonas decretou a prisão de Edilene Oliveira, mulher do Ex-Governador José Melo, preso com quatro Ex-Secretários no dia 31 de dezembro.
Edilene e o marido, alvos da Operação Maus Caminhos, são acusados de desvios de verba da saúde. A Ex-Primeira-Dama foi detida em casa e levada à Superintendência da PF.
Na mesma decisão, a prisão de Melo foi convertida de Temporária para Preventiva, sem prazo determinado.
Para o MPF, há “elementos claros de interferência indevida dos investigados na investigação criminal, na intimidação de testemunhas, na ocultação de bens, na potencial continuidade da prática de crime permanente de lavagem de dinheiro”. Informa O Antagonista.
PARTICIPAÇÃO DO BRAÇO DIREITO DE PAES EM CARTEL PARA IMPLANTAÇÃO DO BRT É INDICIADO POR INVESTIGAÇÃO DO CADE
Investigação do CADE, a que O Antagonista teve acesso, indica que o Deputado Federal Pedro Paulo, Ex-Chefe da Casa Civil de Eduardo Paes, participou ativamente do conluio com Empreiteiras para a implantação do BRT no Rio de Janeiro.
Segundo a investigação, há provas de crime em pelo menos dois corredores do sistema do BRT: Transcarioca (que liga a Barra da Tijuca ao Aeroporto Tom Jobim) e Transbrasil (que liga Deodoro ao Caju).
Numa reunião, realizada no final de 2009, Pedro Paulo teria dito a representantes do Grupo de Empreiteiras que integravam o cartel que o lote 1 da Transcarioca seria entregue ao consórcio formado pela Andrade Gutierrez e a Delta Engenharia.
“O Sr Pedro Paulo, na presença dos concorrentes, informou que a Delta, em consórcio com a Andrade Gutierrez, deveria participar da Licitação do lote 1 do corredor Transcarioca para vencer o certame”, diz Rodolfo Mantuano, Ex-Diretor comercial da Carioca.
Segundo ele, o braço-direito de Paes deixou claro que as Construtoras Carioca, Odebrecht e Oriente não seriam contempladas com o lote 1. Mas, para simular o caráter competitivo da Licitação, apresentariam uma “proposta de cobertura”.
Segundo apuração do CADE, a Carioca reclamou do acordo, posteriormente, em reuniões reservadas com Pedro Paulo. Em troca, o homem de Paes ofereceu o lote 2 para a Empreiteira.
R$1,3 BILHÃO DE REAIS É DESVIADO EM 2 ANOS DO BOLSA FAMÍLIA DEVIDO A FRAUDES PROVOCANDO PREJUÍZOS NO COFRE PÚBLICO
A Controladoria-Geral da União divulgou, que identificou 346 mil cadastros do Bolsa Família com fraudes.
Em dois anos, mais de 2,5 milhões de famílias receberam o benefício sem estarem enquadradas nas regras do programa, segundo o levantamento. O prejuízo aos Cofres Públicos é estimado em 1,3 bilhão de reais.
Essas famílias, informou a CGU, estão sujeitas a “sanções legais, tais como devolução de valor, impossibilidade de retornar ao programa por um ano, sem prejuízo da responsabilização criminal”.
Sendo que O Antagonista informou que 4,7 milhões de benefícios foram cancelados na era Michel Temer.
PATRIMÔNIO MILIONÁRIO DE AMIGO DE DIRCEU, ALVO DA LAVA JATO, É ESCANCARADO POR DIVÓRCIO
O Antagonista revelou no mês passado que a Lava Jato estava de olho no Advogado Luiz Carlos Rocha Gaspar, velho amigo de José Dirceu dos tempos de guerrilha que se refugiou na Espanha, onde Lula e o Ex-Ministro manteriam contas secretas.
O Antagonista descobriu agora que Gaspar teria amealhado dezenas de milhões em imóveis, participações societárias e contas bancárias. Mas manteve tudo oculto em nome da ex-mulher Eliane Aparecida Manzolli de Oliveira.
Ocorre que o casal se separou em outubro de 2015, poucos meses após a Prisão do Ex-Ministro. Como Gaspar está fora do país, a ‘ex’ começou a liquidar o Patrimônio. Agora, o Advogado, que comandou por anos o Ciatec de Campinas, entrou na Justiça para reaver “seus bens”.
Na ação, ele confessa que manteve tudo em nome da mulher, inclusive o luxuoso apartamento onde viveram e cotas das empresas Hamilton Empreendimentos Imobiliários e Cominag IAD Administração, alegando ser credor de R$ 25 milhões pela permuta de terrenos com uma incorporadora chamada ACS Construções.
Gaspar acusa Eliane de forjar sua assinatura numa Declaração de Separação de Bens e trocar o crédito de R$ 25 milhões por um pagamento em cash de apenas R$ 600 mil. O amigão de Dirceu diz que vive hoje de sua “parca aposentadoria”, mas não explica à Justiça por que registrou tudo em nome da esposa, diz apenas que confiava na honestidade dela.
“Como todos os bens móveis e imóveis, inclusive contas bancárias, sempre estiveram exclusivamente em nome da requerida, e o apartamento em nome das filhas dela, o requerente foi afastado de todo o Patrimônio, ficando impossibilitado de usufruir e viver dos frutos do mesmo. Nem mesmo em seu imóvel residencial ele pode entrar, tendo sido trocadas as fechaduras, impedindo-o de acessar inclusive seus bens pessoais e particulares”, alegam os Advogados na ação.
Importante lembrar que é justamente Eliane que aparece formalmente como sócia da Manzolli & Oliveira Consultoria e Manzolli Consultoria Empresarial, Empresas destinatárias de boa parte dos R$ 7,8 milhões que Dirceu recebeu por ‘consultorias’ à EMS, que virou a maior Farmacêutica do País.
As duas Empresas foram alvo da Operação Pixuleco, que prendeu Dirceu, mas as investigações sobre elas não avançaram. A Lava Jato pretende corrigir isso agora. Para integrantes da Força-Tarefa, a ‘briga do casal’ Gaspar e Eliane pode acabar na carceragem da PF em Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário