A GUERRA DE NARRATIVAS NAS REDES SOCIAIS E OS ABSURDOS COMETIDOS
Por Leandro Coutinho,
O Brasil vivia isolado até a entrada de Collor na Presidência da República, que durou pouco tempo e serviu para abrir a economia brasileira para o Mundo. Mas após sua passagem e de seu vice Itamar Franco, ter assumido o restante do mandato presidencial para procurar ajudar a resolver o problema econômico do país.
No entanto, foi na época que Fernando Henrique Cardoso assumiu a Presidência da República foi que o país deu o maior passo tecnológico e entrou na era das telecomunicações, servindo para colocar com o passar dos anos o país com acesso à Internet. E com o surgimento das Redes Sociais que começou para valer com o Orkut, que não existe mais e fez os brasileiros migrarem em massa para o Facebook. Porém, sendo o Brasil maior usuário da Internet, a população não se contentou com pouco e migrou para o Instagram. Mas foi no Twitter, atualmente chamado de X, que os brasileiros se encontraram. Esse breve histórico serve para mostrar que independente da rede social que exista, todas tem um único fator em comum, dependem dos usuários desse País chamado Brasil.
Agora, nesse momento sombrio que se vive, e com o Supremo Tribunal Federal, através do Ministro Alexandre de Moraes, relator do Inquérito das Fake News, Inquérito irregular criado pelo Ministro Dias Toffoli para se proteger da denúncia feita pela Revista Crusoé, que publicou o artigo o Amigo do Amigo do Meu Pai que citou Dias Toffoli como amigo de Emílio Odebrecht, e que foi delatado por Marcelo Odebrecht. A Crusoé teve reportagem censurada, mas foi liberada posteriormente, devido a pressão da repercussão péssima do ato.
Sendo o Inquérito das Fake News usado para punir qualquer pessoa que desagradar as ordens dele ou vir a criticar alguma de suas decisões. O uso desse inquérito irregular serviu para prender os manifestantes do 8 de Janeiro, sem deixar que pudessem se defender nos autos do inquérito.
Todavia, o maior problema atual para os Ministros do STF são as Redes Sociais, e Alexandre de Moraes como relator manda as redes sociais bloquearem perfis, todas seguem, menos duas sendo que uma já foi banida, e a outra está para ser banida.
A Rede Social que esta para ser bloqueada no País todo afetando mais de 22 milhões de usuários só no Brasil, por ordem monocrática do Ministro do STF, Alexandre de Moraes, é o microblog Twitter, que pertence ao Bilionário Elon Musk.
O proprietário do Twitter não cumpriu nenhuma das decisões para que sua Rede Social bloqueasse determinados perfis que estavam descumprindo ordens de Alexandre de Moraes .
No entanto, Elon Musk enfrenta Alexandre de Moraes e disse que não vai cumprir essa ordem judicial ilegal por ferir as Leis do país. E fere mesmo a Constituição Federal e Tratados Internacionais. E por esse enfrentamento o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou que se o Twitter não indicar representante no país será bloqueado afetando cerca de 22 milhões de usuários que dependem da Rede Social para comunicação, realização de vendas on-line, divulgação de campanha política, entre outras utilizações no Twitter. E para entender melhor esse caso fique com a explicação do Libertário Raphael Lima do Canal Ideias Radicais.
As redes sociais existem com o intuito de criar um meio de comunicação rápida entre pessoas e empresas, para encurtar distâncias e salvar vidas. Mas a reclamação vem da velha política, que quer o bloqueio total das redes sociais de Pablo Marçal, que esta tendo que usar suas redes sociais reservas para continuar a fazer sua campanha eleitoral para Prefeito de São Paulo. E para entender melhor a situação fique com o comentário da Jornalista, Escritora e Palestrante Madeleine Lacsko.
Com a finalidade de entender essa situação fique com o comentário crítico e certeiro do Jornalista José Nêumanne Pinto.
Caro leitor, enquanto essa matéria esta sendo produzida, o Twitter pode esta fora do ar, mas se ele não cair e continuar funcionando todos terão que observar que o absurdo não vai ser cumprido se o STF, em reunião do Plenário decidir o contrário, o que é difícil de acontecer mas não impossível. E também tem um precedente do Superior Tribunal de Justiça que proíbe notificação por rede social, tornando o documento enviado por Alexandre de Moraes para Elon Musk seja considerado irregular.
Agora leitor, tenha um lindo dia de Tweets empolgantes, uma tarde com ventos bons e uma noite estrelada por estrelas a brilhar no céu limpo e iluminado pelo brilho lunar.
"DECISÕES VEM PARA SEREM OBEDECIDAS, MAS QUANDO FEREM LEIS CONSTITUCIONAIS DEVEM SER IGNORADAS!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário